sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Ferramentas essenciais para um técnico em hardware


Atendendo a diversos pedidos que recebi por e-mail, vou listar para vocês as ferramentas básicas que você precisa ter para trabalhar como técnico em hardware, prestando assistência técnica em equipamentos de informática. Lógico que esta lista pode mudar dependendo do serviço que você presta, mas num geral serve para todos os técnicos. Clique nas imagens para ampliar. Confira meu vídeo com alguns exemplos de ferramentas:

As ferramentas mostradas no vídeo são as que eu uso atualmente, não quer dizer que você precise ter todas elas, e também não quer dizer que você não possa ter mais ferramentas do que as apresentadas neste post. Vai da necessidade de cada técnico, confira:

1 - Chaves de fenda e philips são a base de tudo, servem para abrir praticamente qualquer computador. É importante ter chaves de vários tamanhos para o caso de ter parafusos fora dos padrões normais de um PC. Chaves do tipo catraca também são usadas com alguma frequência.
2 - Chaves do tipo "cotoco" são úteis em lugares que é necessário fazer bastante força para soltar algum parafuso. Chaves de precisão são fundamentais para abrir notebooks e netbooks.
3 - Pinças, pegadores e porta trecos para pegar parafusos e guardar pequenas peças para evitar o extravio das mesmas. Algumas vezes é necessário uma pinça para retirar sujeira dos cantos do gabinete.
4 - Tesoura, estilete e alicates para cortar presilhas ou abraçadeiras plásticas. O alicate de bico é útil para encaixar conectores e pequenos Jumper´s.
5 - Pincéis e escova de dente de cerdas macias para limpeza de componentes.
6 - Pulseira anti-estática para evitar danos em componentes ao manuseá-los
7 - Multímetro digital para testar fontes e outros componentes eletrônicos. Importante também para testar a tensão de entrada e saída de nobreaks, estabilizadores e tomadas.
8 - Ferro de solda, estanho e sugador para reparos e trocas de componentes eletrônicos.
9 - Pistola de cola quente para colar peças plásticas quando rompidas ou abertas para consertos (fonte de notebook por exemplo).
10 - Alicate de crimpar, cabo e conector RJ45 para montagem de redes cabeadas.
11 - Álcool isopropílico e limpa contato para limpeza de placas e componentes eletrônicos. O álcool é usado geralmente para remoção de pasta térmica ressecada do processador.
12 - Pasta térmica para melhorar a dissipação térmica do processador. Recomenda-se troca a pasta térmica do processador a cada 10 meses.
13 - Baterias modelo 2032 para placa mãe. Geralmente substituída a cada 2 ou 3 anos.
14 - Abraçadeiras plásticas (ou presilhas) para organizar os cabos de energia da fonte e também outros fios que ficam soltos dentro do gabinete. Isso melhora a circulação de ar no computador, diminuindo assim a temperatura interna do mesmo.
15 - Estojo organizador para guardar todos os CDs e DVDs de instalação usados no seu dia-a-dia (Windows XP, Windows 7, Ubuntu).
16 - HD externo, pendrive e testador de portas USB, fundamentais para levar os programas essenciais para instalar nos computadores, bem como um kit de portables para fazer limpeza e otimização além é claro do famoso backup que sempre é necessário. Já o testador é item básico para evitar a queimas de pendrives em portas USB mal conectadas.
17 - Agora é só juntar tudo dentro de uma caixa de ferramentas...Não se esqueça: Uma boa organização causa uma boa impressão que juntando com sua competência e profissionalismo se tornará um bom profissional e terá futuras indicações. Pense nisso!!
maleta aberta
18 - E está tudo pronto para ir atender seus clientes.

Uma parte deste conteúdo textual foi extraída da fonte: hardware.rbtech.info/

←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário